Reforço e Estabilização de Solos
Soluções construtivas de consolidação e reforço estrutural que combinam geossintéticos, materiais vivos e inertes. Desenvolvidas especificamente para intervenções em meio terrestre ou aquático, em proteção de taludes e canais, suporte de cargas, retenção de terras, reservatórios e aterros.
São técnicas de engenharia que surgem como resposta eficiente aos habituais problemas da construção sobre diferentes tipos de solo, desníveis e mudanças no relevo.
Os nossos sistemas oferecem uma alternativa económica face aos métodos tradicionais e reduzem significativamente os custos de instalação ao eliminarem muitas das limitações impostas pelas condições do terreno, possibilitando a utilização de materiais reaproveitados no local.
Totalmente integráveis com a paisagem circundante, proporcionam um acabamento natural e asseguram uma durabilidade e integridade estrutural de longo prazo, assim como uma instalação simplificada.
Estabilização mecânica de solos com recurso a tecnologias inovadoras e a métodos expeditos de aplicação, com base num design inteligente e uma abordagem suportada pela bioengenharia de solos, integrada com a natureza.
Os materiais geossintéticos - geogrelhas de reforço, geotêxteis técnicos e geocompositos - são combinados com inertes (madeira, pedras, ferro, etc.) e materiais vivos (solo, plantas) para maximizar o desempenho da estrutura e uma estabilização eficaz, de baixo impacto, permitindo obter um acabamento natural com vegetação, totalmente integrado paisagisticamente.
Tecnologia pioneira para reforço e estabilização de solos em obras de engenharia civil e infraestruturas de transporte.
A estrutura 3D em forma de favo de mel das geocélulas é preenchida com materiais granulares criando uma camada compacta e confinada que confere reforço, estabilidade e capacidade de suporte de longo prazo.
É uma solução aplicada com êxito em todo o mundo nos projectos mais exigentes de reforço da camada base em estradas, estabilização de taludes, protecção de canais, muros de retenção, reservatórios e aterros.
Materiais geoscompósitos de última geração desenvolvidos especificamente para aplicações em meio aquático, marítimo e zonas de interface solo-água. Resistentes à corrosão por agentes químicos e biológicos, são indicados para água salgada, efluentes industriais ou isolamento de solos contaminados onde outros materiais se degradam rapidamente.
As aplicações principais são fundações ou núcleos de quebra-mares, molhes e esporões; retenção de sedimentos, dragagens e estabilização dunar; aterros e muros de retenção; estruturas de contenção e revestimento de canais; protecção de taludes, encostas, arribas e falésias, entre outros.